RESENHA | Welcome to Night Vale – Joseph F. e Jeffrey C.

Uma história repleta de anjos, alienígenas e flamingos de plástico.
0

Baseado no famoso podcast americano Welcome to Night Vale, o livro homônimo apresenta a cidade e os personagens desse podcast e ao mesmo tempo traz uma história inédita, cheia de suspense, bizarrices e, obviamente, muito humor.

Então se acomode na cadeira e descubra um pouco sobre a viagem que é esse livro. Pois, com certeza absoluta, você jamais viu algo igual.

SEJA BEM VINDO A NIGHT VALE

Difícil de chegar, impossível de sair. Night Vale é mais uma cidadezinha normal, como qualquer outra cidadezinha normal, a não ser pelo anjos que convivem com uma senhora [não pense que eles existem, isso é proibido por lei em Night Vale], pela existência de alienígenas e outras coisas realmente muito estranhas.

No entanto, por mais bizarra que essa cidade seja, as coisas saem do controle de verdade quando um homem misterioso de paletó bege sai pela cidade entregando papéis escrito “KING CITY” e some rapidamente sem que ninguém consiga lembrar do seu rosto ou do seu nome.

No meio dessa confusão está Jeckie Fierro, uma jovem que possui 19 anos há décadas, dona de uma loja de penhores que vê a sua vida perder o sentido ao receber um desses papéis e Diane Crayton, mãe de um adolescente de 15 anos que possui formas físicas variadas e que está se afastando cada vez mais dela.

Apesar das diferenças, as duas terão que se unir para poderem retomar as suas vidas novamente e mais do que isso: resolver esse problema misterioso que está perseguindo Night Vale.

VICIANTE E COM UMA BOA DOSE DE HUMOR NEGRO

Welcome to Night Vale” não é um livro normal, definitivamente não é. Não que você não encontrará um suspense, romance, aventura ou comédia, pelo contrário, esse livro tem tudo isso, mas de uma forma que você nunca viu.

Agentes do governo misteriosos e ameaçadores que ficam em estacionamentos tirando fotos, flamingos de plástico que não devem ser tocados e outros rituais bizarros são considerados ‘normais’ pelos habitantes dessa cidade, mas que certamente te farão rir.

E embora a leveza e o humor do livro deixem a leitura bem fluída, o grande mistério que gira em torno de “KING CITY” te faz simplesmente devorá-lo, o terminando rapidamente, até mais rápido do que gostaria.

UM MUNDO DE FANTASIA MISTURADO COM A REALIDADE

Por mais irreal que sejam as coisas que acontecem em Night Vale, é possível olhá-las por mais de uma ótica, muitas vezes são usadas metáforas para que seja refletido diversos aspectos da vida real, como o amadurecimento, dúvidas da adolescência, medos e alegrias.

Assim como o final, o qual, além de poder ser surpreendente, também te convida a refletir… ou não! Afinal, em Night Vale as coisas são assim, nem tudo precisa fazer sentido, nem todas as coisas tem explicação, pois Night Vale, assim como todas as outras cidades, é única.

9
Edição 10
Enredo 9
Final 8
O VEREDITO

Se você quer se aventurar numa história absurda com lobisomens vendedores de carros, nuvens senscientes, árvores garçonetes e outras bizarrices, então 'Welcome Night Vale' é o livro certo pra você! E embora, tenha um início confuso e um pouco enrolado, vale muito a pena ser lido, pois é uma ótima referência para quando alguém perguntar se você já leu algo bem maluco.