TOP 5 | Melhores filmes de suspense brasileiros


0
O cinema brasileiro possui diversas obras incríveis e até indicações ao Oscar, exemplos excelentes e que merecem ser lembrados, como “Central do Brasil”, “O Auto da Compadecida” e “Cidade de Deus”. Além disso, diversos gêneros vêm se destacando e fugindo da exaustiva comédia pastelão, como é o caso do filme estrelado por Regina Casé: “Que Horas Ela Volta?”.
No entanto, ao citarmos filmes de terror ou suspense nacional muitos fecham a cara e não querem saber deles, é óbvio que muita coisa de baixa qualidade é lançada e que também não há recursos e credibilidade suficientes para incentivar essa indústria, a qual acaba desestimulada e entregando produtos não muito satisfatórios.
Mas ao procurarmos no meio de tantos do gênero ou voltarmos aos clássicos de 60, conseguimos encontrar muitos filmes que valem à pena serem vistos. Por isso, selecionamos cinco obras que ilustram muito bem o que estamos falando. Confira.
O Exercício do Caos (2013)
 
Divido em três partes – Exercício, Limbo e Caos – esse filme do diretor Frederico Machado, traz a rotina dramática e solitária de três irmãs e um pai que passam os seus dias plantando e comendo mandioca no sertão maranhense, sem demonstrar afeto algum entre eles. No entanto, o filme passa do teor dramático para o suspense e terror absurdo quando começa ocorrer estranhos acontecimentos.
Com poucos diálogos, efeitos sonoros escassos, abertura para ampla interpretação e pouca grana para ser investida, O Exercício do Caos consegue ser surpreendente com seus momentos de drama e suspense psicológico.
O Lobo Atrás da Porta (2014)
 
Baseado em fatos reais, nesse filme o desaparecimento de uma menina, traz à tona diversas mentiras, traições e para solucionar esse caso alguém terá que ser desmascarado.
Permeado entre um leve humor e bastante seriedade, o suspense aumenta ao passar do filme e a tensão no clímax é eminente. Além das atuações impecáveis, principalmente da atriz Leandra Leal (Mato Sem Cachorro), O Lobo Atrás da Porta traz um bom roteiro com um final surpreendente.
O Invasor (2001)
 
Com uma ótima introdução de Paulo Miklos (integrante da banda Titãs) no cinema, O Invasor conta a história de Ivan e Gilberto dois sócios que contratam Anísio, um matador de aluguel, para assassinar o terceiro sócio da empresa, Estevão. No entanto, Anísio dá o tom do filme ao ignorar o “contrato” e decidir mudar os planos para sua ascensão pessoal e financeira.
À Meia-Noite Levarei a Sua Alma (1964)
 
É impossível fazer uma lista com bons filmes de suspense nacionais e não citar o clássico que deu vida ao personagem Zé do Caixão (José Mojica). Nesse primor do terror brasileiro, o sádico coveiro Zé do Caixão violenta a mulher do seu melhor amigo, a qual passa a querer se matar para regressar dos mortos e levar a alma do coveiro.
Mesmo com os efeitos e qualidade de áudio precários, esse filme recebeu diversos prêmios e foi a abertura para esse gênero no Brasil.
Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver (1967)
 
Mais uma das obras de José Mojica, nesse filme, seu personagem Zé do Caixão sequestra seis mulheres para que gerassem o filho perfeito, contudo, ele as submetem à diversas torturas, nos proporcionando cenas perturbadoras.
Mesmo sendo um clássico, Mojica tentou reviver seu personagem em 2008 com a Encarnação do Demônio, a qual teve um orçamento de mais de um milhão de reais., porém ele não conseguiu atrair o público, ficando no prejuízo e deixando o Zé do Caixão.
Conhece algum outro filme de suspense ou terror que merecia estar nessa lista? Descorda de algum filme que colocamos aqui? Comente!